Oi gente!!!
Bom, hoje vamos falar sobre o Alongamento. O alongamento é muito importante para não se ter lesões, problemas ou dores mais tarde. Então sugiro que imprima e leve para o seu haras e começe a fazer esse alongamento que ajuda muito para não ter dores depois de montar!!!
ALONGAMENTO DO CAVALEIRO
Flexão e extensão do pescoço a direita, a esquerda, para frente e para trás:
Execução: Fletir o pescoço para a frente e para a trás, a partir do plano frontal, flexionando em seguida para a direita e para a esquerda, orientando-se para o plano saginal, não levantar os ombros, olhos abertos, executar 08 a 12 vezes para cada lado.
Rotação do pescoço a direita e a esquerda:
Execução: Olhar atentamente para a direita e para esquerda, não levantar os ombros, executar 08 a 12 vezes para cada lado.
Circundação do pescoço da direita para a esquerda e da esquerda para a direita:
Execução: Rodar a cabeça, fazendo círculos, dando voltas completas da direita para a esquerda e vice-versa. Executar de 08 a 12 vezes para cada sentido.
Circundação dos membros superiores para a frente e para trás:
Execução: Fazer círculos paralelos ao corpo, com os braços estendidos e as mãos relaxadas, alternar o sentido, executar a 08 a 12 vezes para cada sentido.
Braços, ombros e regiões dorsais:
Execução: Estender os braços para cima, entrelaçar os dedos acima da cabeça, palmas das mãos voltadas para cima, empurrar os braços para trás e para o alto, sentindo alongar toda a região descrita. Permanecer por 10 a 15 segundos na posição.
Região lateral do tronco:
Execução: Braços estendidos acima da cabeça, agarrar com a mão o pulso contrário, fletir lateralmente o tronco, de maneira suave, puxando o braço por cima da sua cabeça, descrevendo um arco, sentir a região lateral da tronco alongar, permanecer por 10 a 15 segundos na posição fletida, para cada lado.
Rotação do tronco:
Execução: Braços flexionados, mãos na altura do peito ou da cintura, girar para a direita e para a esquerda, alternadamente, manter o quadril encaixado, executar de 08 a 12 vezes de cada lado.
Espáduas:
Execução: Flexionar o tronco para frente, braços estendidos a frente, apoiando as mãos em uma parede, em um cavalete, mãos afastadas, na largura dos ombros, com os joelhos levemente dobrados, abaixar o tronco, sentir a região trabalhada, alternar a largura entre as mãos e a altura do apoio, para variar a área a ser atingido. Permanecer por 10 a 15 segundos na posição.
Regiões lombar e posterior da coxa:
Execução: Flexionar levemente os joelhos e o tronco a frente até segurar os tornozelos, se possível, encostar o peitos nas coxas, estender a perna progressivamente, permanecer por 10 a 15 segundos na posição, repetir, aumentando o afastamento das lateral das pernas, sentindo suave alongamento da região da virilha.
Músculos adutores da coxa:
Execução: Grande afastamento lateral das pernas, flexionar uma perna e, ao mesmo tempo estender outra, executar 10 a 15 segundos em cada lado.
Região posterior das pernas e tornozelos:
Execução: Apoiar-se com ambas as mãos em uma parede ou qualquer outro suporte, afastar os pés da área de apoio cerca de 1 metro, tendo as pernas estendidas e o corpo inclinado para a frente, avançar uma das pernas, dobrada, em direção a área de apoio, com a ponta dos pés para a frente, manter o pé oposto em total contato com o solo, sem elevar o calcanhar, ao mesmo tempo, levar o quadril para frente, alternar a perna, permanecer por 10 a 15 segundos na posição.
Bom, esse é o alongamento que eu faço. Funciona muito bem para mim e tenho certeza que para você também vai funcionar. Então eu peço que façam para que evitem problemas....
Amigo existe alongamento montado? Se existe o modelo, preciso de um prof. de educação física , ou pode ser só um instrutor de equitação? Porque já vi um pessoal fazendo movimentos de tocar a nuca na anca do cavalo com cavalo ao passo, e outro de apoiar só a popa das nádegas na sela e lagar os estribos e levantar a ponta dos pés ao máximo que puder com cavalo ao passo. Pode parecer estranho até mais a pergunta é seria. Obrigado!
ResponderExcluirMe desculpe, apenas vi seu comentário agora, mas espero que não seja tarde. Não vi nenhum alongamento para ser feito no cavalo, mas posso procurar para ver se encontro. Se achar vou posta-lo aqui :) Obrigada pela atenção.
Excluir