- Origem: Província de Friesland- Holanda
- Altura: Mede cerca de 1,52
- Cor: Preto. Outras cores n são permitadas e as marcas brancas, indesejadas.
- Caráter: Tem temperamento excepcionalmente agradável, é de natureza terna, bem disposto e bom trabalhador. Tem gerado comentários, tais "alegre", "leal" e "muito sensível".
- Físico: Apresenta cabeça fina, um tanto alongada e vigilante, com orelhas pequenas, mantidas bem levantadas e sustentadas pelo pescoço cristado. Tem o corpo muito potente e compacto, com espáduas proeminentes, corpo e quartos arredondados. As pernas são um tanto curtas e resistentes, com ossatura gigantesca e com pelos nas patas. Os cascos são largos e duros. Tem crescimento excepcional da crina e da cauda, algumas vezes a primeira podendo alcançar o chão. Tem movimentos ativos e um tanto vistosos, o cavalo se porta com orgulho.
A moda do trote(sec. XIX), parece ter influenciado os criadores a tentarem uma criação de animais mais leves e rápidos, o que os ajudava nas competições, mas "piorava" no serviço da agricultura. O Friesian foi
quase extinto pouco antes do Primeira Guerra Mundial, sobrando apenas 3 garanhões da raça.
Na Segunda Guerra Mundial foi muito utilizado para transporte, por causa do racionamento do combustível. A procura foi muito grande por ele se adaptar a qualquer tipo de serviço. A rainha Juliana condecorou a raça com o título "Real".
Atualmente o Friesian é conhecido como animal de arreio, de circo e de sela. Mas sua função inicial permanece suprema- é um cavalo "alegre", "leal" e "muito sensível", destinado a qualquer tipo de serviço.
Amanhã tem novas raças...
Nenhum comentário:
Postar um comentário