segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Pônei do Dia

Pônei Russo Viatka ou Vyatka:


  • Origem: Rússia.
  • Atura: De 1,32m a 1,42m.
  • Cor: Apresenta cores escuras. As mais comuns são baio, ruão e tordilho. Muitos apresentam listra de mula e são comuns as listras azebradas nas patas dianteiras.
  • Físico: Tem cabeça ampla e extremamente longa, com fronte ligeiramente côncava. O pescoço é musculoso, implantado num peito forte e profundo, com espáduas inclinadas. Tem o dorso largo e retocom costelas com grande elasticidade, e quartos traseiros poderosos. As pernas são curtas e ossudas, sendo as dianteiras bem afastadas e as traseiras frequentemente com jarretes muito flexionados, fazendo com que os cascos se posicionem bem debaixo do corpo. Tem crina e cauda grossas. Apresenta movimentos curtos e ativos. É extremamente frugal e dotado de grande resistência. 
 O Viatka é um pônei atraente e muito útil para todos os fins. É utilizado, principalmente, para tarefas agrícolas leves e para puxar tróicas(trenós puxados por três cavalos). É originário do território de Viatsky e é particularmente criado, hoje em dia, na República Autônoma dos Udmurtes e no distrito de Kirov, onde haras estatais controlam a pureza da raça. Duas variante menores desta raça, designadas pelo nome das regiões de onde provém, são a Obwinski e a Kasanski.



Informações tiradas do livro "Tudo sobre cavalos" de Caroline Silver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário